T 01: Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo
Modalidade: Comunicação oral
Autor
|
Título do trabalho
| ||||
Simone de Almeida Evangelista Dileno Dustan Lucas de Souza-
Raiza Dias de Almeida
Douglas Tomácio
|
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA, CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS DE JUIZ DE FORA
| ||||
Andréia Martins da Cunha
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
|
APONTAMENTOS SOBRE A MUDANÇA PARADGMÁGTICA ENTRE A
“Educação RURAL” E A “EDUCAÇÃO DO CAMPO” a partir da análise das leis de diretrizes e bases da educação nacional nº 4024 de 1961 e nº 9394 de 1996
| ||||
Roseane Oliveira Rios
Fábio Josué Souza dos Santos
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO SUL DA BAHIA: UM TERRITÓRIO EM DISPUTA
| ||||
Marcolino Sampaio dos Santos
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ABISMO ENTRE O REAL E O IDEAL
| ||||
Raiza ALMEIDA
SOUZA, Dileno Dustan Lucas de
WEITZEL, Simone de Almeida Evangelista
TOMÁCIO, Douglas
|
RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO
| ||||
Vangilson Ferreira Bispo
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS:
UMA PARCERIA DE LUTA POR UM NOVO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL
| ||||
José Carlos Sena Evangelista
|
Públicas e o Direito à Educação no Campo: Necessidade de ações afirmativas para superar as desigualdades existentes.
|
GT 02:Educação Básica e Superior do Campo.
Modalidade: Comunicação oral
Autor/es
|
Título do trabalho
|
Carmem Virgínia M. da Silva
|
Caracterização da Educação Infantil do Campo no Município de Vitória da Conquista/Ba
|
Maricélia Ferreira Batista/Ivânia Paula F. de Souza
|
Olhares docentes sobre o livro didático da coleção Girassol- “Saberes e Fazeres do Campo”
|
Nanci Rodrigues Orrico/Gilsélia Macedo C. Freitas
|
Da Leitura das Palavras à leitura da Realidade Social: Repensamento a formação de leitores nas classes multisseriadas das escolas do campo
|
Débora Pereira dos Santos
|
A Didática de Professores de Classes Multisseriadas do Município de Valença/Ba
|
Gilsélia Freitas/Lídia Barreto Silva/Nanci Orrico
|
Concepções e Princípios da Educação do Campo: Um diálogo com a arte-educação na UFRB
|
GT 03: Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
Modalidade: Comunicação oral
Autor
|
Título do trabalho
|
Luciana Oliveira Lago e Margarida Maria Silva Rocha
|
PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EDUCAÇÃO POPULAR EM SALA DE AULA
|
Sandra Conceição Lima dos Santos
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Daniela Carvalho Vinagre de Oliveira
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MAR DA BAIA DE TODOS OS SANTOS: Saberes, trajetórias e formação
|
Vilma Souza Conceição Santos
|
PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO CURRÍCULO DA EJA DO CAMPO
|
Milena Sodré
Josenaide da Silva
|
VIVÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ATRAVÉS DA ARTE” NA EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CAMPO
|
Érica Vanessa Borges de SouzaWillany da Cunha Reis
|
a proposta pedagógica da Escola Rural de Massaroca E SUA INTERRELAÇÃO COM O SEGMENTO DE Educação de Jovens e Adultos
|
Tessy Priscila Pavan P. Rodrigues
Carolina OrquizaCherfem
|
EJA, EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PRÉ-ASSENTAMENTO ELIZABETH TEIXEIRA-LIMEIRA-SP
|
Modalidade: Pôster
Autor
|
Título do trabalho
|
Josenaide da Silva
|
OFICINAS EDUCATIVAS COM ALUNOS DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
GT 04: Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores
Modalidade: Comunicação oral
Autor
|
Título do trabalho
|
Fábio Josué Souza dos Santos
|
APRENDENDO A SER PROFESSOR(A) DE CLASSE MULTISSERIADA NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PIBID/UFRB (2011-2014)
|
Fábio Dantas de S. Silva
|
Educadores do campo: a formação do Curso Pedagogia da Terra
|
Cassiana Mendes dos Santos Almeida
|
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO DO CAMPO:
a formação de educadores dos Comitês de Bacias Hidrográficas
|
Maria do Livramento Ferreira de Aviz
Ricardo Augusto Gomes Pereira
|
POR ENTRE RIOS DAS NARRATIVAS E MEMÓRIAS: EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E DO CAMPO, SABERES e DIVERSIDADE CULTURAL NAS ILHAS DE PIRIQUITAQUARA, COMBU – BELÉM/PA
|
Natalina Assis de Carvalho
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Rosiane Costa de Sousa
|
O PROFESSOR EM MEIO RURAL:
O TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES MULTISSRERIADAS
|
Karina de Oliveira Santos Cordeiro
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES E FAZERES EM ESCOLAS DA COMUNIDADE DE CORTA MÃO E TABULEIRO DA LAGOA QUEIMADA EM AMARGOSA – BAHIA
|
Rosiane Costa de Sousa
Patrícia Santana Reis
Natalina Assis de Carvalho
|
O TAO DA CLASSE MULTISSERIADA: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE E NARRATIVAS DE PROFESSORES
|
Alceu Zoia
Odimar J. Peripolli
|
O PROFESSOR DAS ESCOLAS DO CAMPO: TRABALHADOR DE MÚLTIPLAS JORNADAS DE TRABALHO
|
Priscila Teixeira da Silva
Débora Alves Feitosa
|
SENTIDO DO TRABALHO DOCENTE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DE PROFESSORES DE JOVENS DO CAMPO
|
FIGUEIRÊDO, Silvia Letícia Santos.
|
Os desafios de uma escola do campo no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia: apontamentos de suas professoras
|
SOUZA, Maria do Rosário Santos; SANTOS, Patrícia dos.
|
Discutindo sobre as classes multisseriadas no contexto das influências capitalistas.
|
NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; FONSECA, Kamilla Nunes;
GEHLEN, Simoni Tormöhlen.
|
Pesquisas em ensino de ciências na educação do campo e suas relações com Paulo Freire.
|
ALVES, Amone Inácia;
PEREIRA, Mariana Cunha;
OLIVEIRA, Teresinha Gislene Dantas de.
|
Formação de Professores em Goiás/Brasil: um recorte a partir da implementação das diretrizes operacionais para formação de professor do campo.
|
PATRÍCIA DANIELA PEREIRA PIRES
MÁRCIO NUNES MACHADO
|
FORMAÇÃO DOCENTE: BASE PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE
|
Terciana Vidal Moura
|
A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AUTONOMIA DOS PROFESSORES DO CAMPO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE REGULAÇÃO
|
LUCI CLÁUDIA ALVES DE OLIVEIRA
|
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRICULO ESCOLAR DO CAMPO: novas possibilidades em jogo
|
CRISTIANE ANDRADE FERNANDES
|
ASSENTAMENTO CASCATA: EXPERIÊNCIAS ENTRE O FAZER DA ESCOLA E O SABER DA COMUNIDADE
|
MARIA DAS NEVES ENÉAS DA SILVA SANTOS
|
BODAS DE TURQUESA: UM BRINDE AOS DEZOITO ANOS DA ESCOLA ITINERANTE DO MST
|
GILMAR VIEIRA FREITAS
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA REALIDADE DOS MONITORES DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS EM MINAS GERAIS-BRASIL
|
Celidalva Sousa Reis
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Edilza Fonseca de Santana Sampaio
Rosilene Fonseca Santiago
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TERRA DO POETA: HISTÓRIA DE VIDA E TRAJETÓRIA DOCENTE
|
Modalidade: Pôster
Autor
|
Título do trabalho
|
ALVES, Janei Barbosa; SANTOS, Jéssica Lorena Cruz; NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira
|
O ensino de ciências na Educação do Campo: refletindo sobre a prática pedagógica
|
SILVA, Maria Conceição Andrade da; COSTA, Geisa Borges da; SANTOS, Fábio Josué Souza dos.
|
A formação de alunos leitores nas classes multisseriadas das escolas do campo: desafios e possibilidades, em Amargosa-BA
|
SAMARA SANTOS
ELCI NILMA BASTOS FREITAS
AMALI DE ÂNGELIS MUSSI
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA FAMILIAR AGRÍCOLA DO INTERIOR BAIANO
|
ANA CARLA NUNES PEREIRA
|
COMO MINISTRAR OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO PARA UM ALUNO SURDO E COMO O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO PODE UTILIZAR-SE DESTA EXPERIÊNCIA PARA SUA PRÁTICA DOCENTE?
|
Iranildes de Jesus Santos
Terciana Vidal Moura
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CLASSES MULTISSERIADAS: UM OLHAR ACERCA DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
|
GT 05: Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento
Modalidade: Comunicação oral
Gracieda dos Santos Araújo
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL
|
COSTA, Janaina Santana da;
MONLEVADE, Ana Paula Bistaffe
CAETANO, Edson
|
A (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA COMUNIDADE TRADICIONAL RURAL NEGRA DE ARRAIAS-TO
|
Marilene Simões da RochaAvelar Luiz Bastos Mutim
|
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA NO TERRITÓRIO DE
IRECÊ – BAHIA
|
Gilmar dos Santos Andrade
Gabriel Troillo
Felipe Alves dos Santos
|
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIAS COM ÊNFASE EM AGROECOLOGIA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
|
Modalidade: Pôster
Delvania de Jesus Silva Nelcilandia Sena Santana
Amali de Angelis Mussi(orientadora)
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
Silvana Carneiro da Silva Carneiro
Dime Patrícia de Oliveira Leite
Mislenne Vitória Marques dos Santos
Amali de Angelis Mussi
|
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: UM ESTUDO DE CASO
|
Jemima Silva Carvalho
Jaqueline Ferreira
Amali de Angelis Mussi
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA JOVENS E ADULTOS: avanços e embates
|
Juliana Alves
Marcus Fabrício Oliveira
|
Promoção e fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas no Território de Identidade Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia
|
GT 06: Educação do Campo, Cultura, História, Memória e Identidade
Modalidade: Comunicação oral
Autor
|
Título do trabalho
|
Mirian Pereira de Jesus
Ilda Cardoso Cerqueira
|
arte educação na ciranda itinerante do mst visconde de sabugos e realizada no encontro estadual de sergipe em 2014: a música popular como ferramenta pedagógica para uma identidade político-cultural
|
SOUZA,Maria do Rosário Santos
SANTOS, Patrícia dos
|
DISCUTINDO SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS INFLUÊNCIAS CAPITALISTAS
|
Andreza Nascimento Santos
Daniela Nascimento Santos
|
A GÊNESE DA EDUCAÇÂO DO CAMPO: A LUTA POR SUA CONCRETIZAÇÃO NO ESTADO DE SERGIPE
|
Mariel CISNEROS LÓPEZ
|
Criação Coletiva na Educação Rural
Vivencias comunitárias
|
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Alneida
Patrícia Marcelina Loures
Adilson Alves da Silva
|
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: uma análise do grupo de pesquisa História e Memória da Educação
|
Luzia Martins dos Santos Silva
|
“GENTE DA ROÇA NÃO CARECE DE ESTUDO NÃO”. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SÃO FELIPE-BA
|
Dinalva de Jesus SantanaMacêdo
|
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS
|
Rosa Maria da Motta Azambuja
Elaine Pedreira Rabinovich
|
A CONVIVÊNCIA ENTRE AVÓS E NETOS NO MEIO RURAL E COMUNIDADE RIBEIRINHA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
|
Sandra Regina Magalhães de Araújo
|
ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS: A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NA BAHIA
|
Modalidade: Pôster
Autor
|
Título do trabalho
|
Luciana Salles da Costa
Anna Salles de Simas
|
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM ENQUANTO ATOR POLÍTICO NO CAMPO E NA CIDADE.
|
Anna Salles de Simas
Douglas Henrique Grangeão Cruz
Silvino Benevenuto de Almeida
|
Conhecendo a realidade do campo para uma nova extensão rural
|
GT 07: Educação do Campo, Juventudes, Geração e Gênero
Modalidade: Comunicação oral
Autor
|
Título do trabalho
|
Renata Tereza Brandão Meireles
|
A CATEGORIA GÊNERO NA OBRA:
FEMININA DE MENINA, MASCULINO DE MENINO
|
Odimar J. Peripolli e
Alceu Zoia
|
O ESTADO, POLITICAS PÚBLICAS E EDUCACÃO DO CAMPO: O ESVAZIAMENTO DO CAMPO ENTRE OS JOVENS CAMPONESES
|
Domingos Rodrigues da Trindade
|
A INVISIBILIDADE DOS JOVENS DA REFORMA AGRÁRIA EM AÇÕES MUNICIPAIS NA MICRORREGIÃO GUANAMBI/BA
|
Pedro Paulo Souza Rios e
Edonilce da Rocha Barros
|
GÊNERO E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BAIANO: VIVÊNCIAS EM NOVA CANAÃ
|
Modalidade: Pôster
Autor
|
Título do trabalho
|
Camila Dias Costa Simões
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE
A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
|
Nayara da Silva Borges Felix
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
|
O ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
|
Leia mais: http://educacaodocampocontemporaneidade.webnode.com/trabalhos-aprovados/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário