Trabalhos Aprovados

T 01: Movimentos sociais, Estado e Políticas Públicas de Educação do Campo

Modalidade: Comunicação oral
Autor
Título do trabalho
Simone de Almeida Evangelista Dileno Dustan Lucas de Souza-
Raiza Dias de Almeida
Douglas Tomácio
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA, CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS DE JUIZ DE FORA
Andréia Martins da Cunha
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

APONTAMENTOS SOBRE A MUDANÇA PARADGMÁGTICA ENTRE A
“Educação RURAL” E A “EDUCAÇÃO DO CAMPO” a partir da análise das leis de diretrizes e bases da educação nacional nº 4024 de 1961 e nº 9394 de 1996
Roseane Oliveira Rios
Fábio Josué Souza dos Santos
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO SUL DA BAHIA: UM TERRITÓRIO EM DISPUTA
Marcolino Sampaio dos Santos
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ABISMO ENTRE O REAL E O IDEAL
Raiza ALMEIDA
SOUZA, Dileno Dustan Lucas de
WEITZEL, Simone de Almeida Evangelista
TOMÁCIO, Douglas
RELAÇÕES ENTRE ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO

Vangilson Ferreira Bispo


EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS:
UMA PARCERIA DE LUTA POR UM NOVO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL
José Carlos Sena Evangelista
Públicas e o Direito à Educação no Campo: Necessidade de ações afirmativas para superar as desigualdades existentes.
























GT 02:Educação Básica e Superior do Campo.
Modalidade: Comunicação oral
Autor/es
Título do trabalho
Carmem Virgínia M. da Silva
Caracterização da Educação Infantil do Campo no Município de Vitória da Conquista/Ba
Maricélia Ferreira Batista/Ivânia Paula F. de Souza
Olhares docentes sobre o livro didático da coleção Girassol- “Saberes e Fazeres do Campo”
Nanci Rodrigues Orrico/Gilsélia Macedo C. Freitas
Da Leitura das Palavras à leitura da Realidade Social: Repensamento a formação de leitores nas classes multisseriadas das escolas do campo
Débora Pereira dos Santos
A Didática de Professores de Classes Multisseriadas do Município de Valença/Ba
Gilsélia Freitas/Lídia Barreto Silva/Nanci Orrico
Concepções e Princípios da Educação do Campo: Um diálogo com a arte-educação na UFRB

GT 03: Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.
Modalidade: Comunicação oral
Autor
Título do trabalho
Luciana Oliveira Lago e Margarida Maria Silva Rocha
PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EDUCAÇÃO POPULAR EM SALA DE AULA

Sandra Conceição Lima dos Santos
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Daniela Carvalho Vinagre de Oliveira
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MAR DA BAIA DE TODOS OS SANTOS: Saberes, trajetórias e formação

Vilma Souza Conceição Santos
PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO CURRÍCULO DA EJA DO CAMPO
Milena Sodré
Josenaide da Silva
VIVÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ATRAVÉS DA ARTE” NA EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CAMPO
Érica Vanessa Borges de SouzaWillany da Cunha Reis
a proposta pedagógica da Escola Rural de Massaroca E SUA INTERRELAÇÃO COM O SEGMENTO DE Educação de Jovens e Adultos
Tessy Priscila Pavan P. Rodrigues
Carolina OrquizaCherfem
EJA, EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PRÉ-ASSENTAMENTO ELIZABETH TEIXEIRA-LIMEIRA-SP
Modalidade: Pôster
Autor
Título do trabalho
Josenaide da Silva
OFICINAS EDUCATIVAS COM ALUNOS DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


GT 04: Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores
Modalidade: Comunicação oral
Autor
Título do trabalho
Fábio Josué Souza dos Santos
APRENDENDO A SER PROFESSOR(A) DE CLASSE MULTISSERIADA NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PIBID/UFRB (2011-2014)
Fábio Dantas de S. Silva
Educadores do campo: a formação do Curso Pedagogia da Terra
Cassiana Mendes dos Santos Almeida

CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EDUCAÇÃO DO CAMPO:
a formação de educadores dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Maria do Livramento Ferreira de Aviz
Ricardo Augusto Gomes Pereira
POR ENTRE RIOS DAS NARRATIVAS E MEMÓRIAS: EDUCAÇÃO RIBEIRINHA E DO CAMPO, SABERES e DIVERSIDADE CULTURAL NAS ILHAS DE PIRIQUITAQUARA, COMBU – BELÉM/PA
Natalina Assis de Carvalho
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Rosiane Costa de Sousa
O PROFESSOR EM MEIO RURAL:
O TRABALHO DOCENTE NAS CLASSES MULTISSRERIADAS
Karina de Oliveira Santos Cordeiro
EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES E FAZERES EM ESCOLAS DA COMUNIDADE DE CORTA MÃO E TABULEIRO DA LAGOA QUEIMADA EM AMARGOSA – BAHIA
Rosiane Costa de Sousa
Patrícia Santana Reis
Natalina Assis de Carvalho
O TAO DA CLASSE MULTISSERIADA: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE E NARRATIVAS DE PROFESSORES

Alceu Zoia
Odimar J. Peripolli
O PROFESSOR DAS ESCOLAS DO CAMPO: TRABALHADOR DE MÚLTIPLAS JORNADAS DE TRABALHO
Priscila Teixeira da Silva
Débora Alves Feitosa
SENTIDO DO TRABALHO DOCENTE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DE PROFESSORES DE JOVENS DO CAMPO
FIGUEIRÊDO, Silvia Letícia Santos.
Os desafios de uma escola do campo no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia: apontamentos de suas professoras
SOUZA, Maria do Rosário Santos; SANTOS, Patrícia dos.
Discutindo sobre as classes multisseriadas no contexto das influências capitalistas.
NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; FONSECA, Kamilla Nunes;
GEHLEN, Simoni Tormöhlen.
Pesquisas em ensino de ciências na educação do campo e suas relações com Paulo Freire.
ALVES, Amone Inácia;
PEREIRA, Mariana Cunha;
OLIVEIRA, Teresinha Gislene Dantas de.
Formação de Professores em Goiás/Brasil: um recorte a partir da implementação das diretrizes operacionais para formação de professor do campo.
PATRÍCIA DANIELA PEREIRA PIRES
MÁRCIO NUNES MACHADO
FORMAÇÃO DOCENTE: BASE PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE

Terciana Vidal Moura

A GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AUTONOMIA DOS PROFESSORES DO CAMPO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE REGULAÇÃO
LUCI CLÁUDIA ALVES DE OLIVEIRA
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRICULO ESCOLAR DO CAMPO: novas possibilidades em jogo
CRISTIANE ANDRADE FERNANDES
ASSENTAMENTO CASCATA: EXPERIÊNCIAS ENTRE O FAZER DA ESCOLA E O SABER DA COMUNIDADE
MARIA DAS NEVES  ENÉAS DA SILVA SANTOS
BODAS DE TURQUESA: UM BRINDE AOS DEZOITO ANOS DA ESCOLA ITINERANTE DO MST
GILMAR VIEIRA FREITAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA REALIDADE DOS MONITORES DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS EM MINAS GERAIS-BRASIL
Celidalva Sousa Reis
Silvano Sulzart Oliveira Costa
Edilza Fonseca de Santana Sampaio
Rosilene Fonseca Santiago
EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TERRA DO POETA: HISTÓRIA DE VIDA E TRAJETÓRIA DOCENTE


Modalidade: Pôster
Autor
Título do trabalho
ALVES, Janei Barbosa; SANTOS, Jéssica Lorena Cruz; NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira
O ensino de ciências na Educação do Campo: refletindo sobre a prática pedagógica
SILVA, Maria Conceição Andrade da; COSTA, Geisa Borges da; SANTOS, Fábio Josué Souza dos.
A formação de alunos leitores nas classes multisseriadas das escolas do campo: desafios e possibilidades, em Amargosa-BA
SAMARA SANTOS
ELCI NILMA BASTOS FREITAS
AMALI DE ÂNGELIS MUSSI
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA FAMILIAR AGRÍCOLA DO INTERIOR BAIANO
ANA CARLA NUNES PEREIRA
COMO MINISTRAR OS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO PARA UM ALUNO SURDO E COMO O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO PODE UTILIZAR-SE DESTA EXPERIÊNCIA PARA SUA PRÁTICA DOCENTE?
Iranildes de Jesus Santos
Terciana Vidal Moura
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CLASSES MULTISSERIADAS: UM OLHAR ACERCA DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

GT 05: Educação do Campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento
Modalidade: Comunicação oral
Gracieda dos Santos Araújo
EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL
COSTA, Janaina Santana da;

MONLEVADE, Ana Paula Bistaffe
CAETANO, Edson

(IN) SEGURANÇA ALIMENTAR DA COMUNIDADE TRADICIONAL RURAL NEGRA DE ARRAIAS-TO

Marilene Simões da RochaAvelar Luiz Bastos Mutim
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA NO TERRITÓRIO DE
IRECÊ – BAHIA
Gilmar dos Santos Andrade
Gabriel Troillo
Felipe Alves dos Santos

A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO PARA A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIAS COM ÊNFASE EM AGROECOLOGIA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Modalidade: Pôster
Delvania de Jesus Silva      Nelcilandia Sena Santana
Amali de Angelis Mussi(orientadora)
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Silvana Carneiro da Silva Carneiro
Dime Patrícia de Oliveira Leite
Mislenne Vitória Marques dos Santos
Amali de Angelis Mussi
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Jemima Silva Carvalho
Jaqueline Ferreira
Amali de Angelis Mussi
EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA JOVENS E ADULTOS: avanços e embates
Juliana Alves
Marcus Fabrício Oliveira

Promoção e fortalecimento de Fundos Rotativos Solidários e Feiras Agroecológicas no Território de Identidade Piemonte da Diamantina - Estado da Bahia
GT 06: Educação do Campo, Cultura, História, Memória e Identidade
Modalidade: Comunicação oral
Autor
Título do trabalho
Mirian Pereira de Jesus
Ilda Cardoso Cerqueira

arte educação na ciranda itinerante do mst visconde de sabugos e realizada no encontro estadual de sergipe em 2014: a música popular como ferramenta pedagógica para uma identidade político-cultural
SOUZA,Maria do Rosário Santos
SANTOS, Patrícia dos
DISCUTINDO SOBRE AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS INFLUÊNCIAS CAPITALISTAS
Andreza Nascimento Santos

Daniela Nascimento Santos

A GÊNESE DA EDUCAÇÂO DO CAMPO: A LUTA POR SUA CONCRETIZAÇÃO NO ESTADO DE SERGIPE
Mariel CISNEROS LÓPEZ
Criação Coletiva na Educação Rural
Vivencias comunitárias
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Alneida
Patrícia Marcelina Loures
Adilson Alves da Silva
A  EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: uma análise do grupo de pesquisa História e Memória da Educação
Luzia Martins dos Santos Silva
“GENTE DA ROÇA NÃO CARECE DE ESTUDO NÃO”. CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SÃO FELIPE-BA
Dinalva de Jesus SantanaMacêdo
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS
Rosa Maria da Motta Azambuja
Elaine Pedreira Rabinovich
A CONVIVÊNCIA ENTRE AVÓS E NETOS NO MEIO RURAL E COMUNIDADE RIBEIRINHA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Sandra Regina Magalhães de Araújo

ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS: A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NA BAHIA
 Modalidade: Pôster
Autor
Título do trabalho
Luciana Salles da Costa
Anna Salles de Simas
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM ENQUANTO ATOR POLÍTICO NO CAMPO E NA CIDADE.
Anna Salles de Simas
Douglas Henrique Grangeão Cruz   
Silvino Benevenuto de Almeida
Conhecendo a realidade do campo para uma nova extensão rural


GT 07: Educação do Campo, Juventudes, Geração e Gênero
Modalidade: Comunicação oral
Autor
Título do trabalho
Renata Tereza Brandão Meireles
A CATEGORIA GÊNERO NA OBRA:
FEMININA DE MENINA, MASCULINO DE MENINO
Odimar J. Peripolli e
Alceu Zoia

O ESTADO, POLITICAS PÚBLICAS E EDUCACÃO DO CAMPO: O ESVAZIAMENTO DO CAMPO ENTRE OS JOVENS CAMPONESES
Domingos Rodrigues da Trindade

A INVISIBILIDADE DOS JOVENS DA REFORMA AGRÁRIA EM AÇÕES MUNICIPAIS NA MICRORREGIÃO GUANAMBI/BA
Pedro Paulo Souza Rios e
Edonilce da Rocha Barros
GÊNERO E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BAIANO: VIVÊNCIAS EM NOVA CANAÃ
 Modalidade: Pôster
Autor
Título do trabalho
Camila Dias Costa Simões
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE
A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO:  DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
Nayara da Silva Borges Felix
Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda

O ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES



Leia mais: http://educacaodocampocontemporaneidade.webnode.com/trabalhos-aprovados/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário